quarta-feira, 4 de maio de 2016

Resenha: Os Assassinatos do Professor de Rumba - Danilo Proença Marques

Sinopse: Como seriam as várias maneiras de amar um mesmo homem? Dinho, instrutor de dança da casa noturna mais popular do Recife, carrega consigo paixões, um revólver prata na pélvis, e um passado de ex-policial no Rio de Janeiro, que ele se esforça para apagar.
Violenta e visceral, a narrativa é entrecruzada pela voz de personagens que amam e sofrem com o dançarino. Uma trama das periferias do Recife e de Fortaleza, de muito longe das orlas refrescantes de Aldeota e Boa Viagem.
Brasília Teimosa é o principal cenário dos amores quentes e desesperados dessas personagens que frequentam as noites da badalada Lady Moon, movidas pelo desejo de serem conduzidas pelo professor de rumba.
Dinho, o personagem principal é o professor de Rumba de uma das boates mais populares do Recife. Sua vida noturna e muito badalada rendeu muitas relações com os mais variados tipos de mulheres. Entretanto, apenas algumas ganham destaque nesta obra. Os relatos das mulheres que amam o mesmo homem dão origem a uma história incrivelmente louca, variando desde um amor cretino até assassinatos a sangue frio. É. Bem louca mesmo, e acreditem, super instigante.


Todas as personagens principais presentes no livro possuem alguma espécie de relação com o misterioso professor de Rumba. Todas elas tem consciência do quanto ele pode ser perigoso, mas nenhuma delas resistiu aos encantos daquele cara, iniciando a premissa recheada de amores cretinos. Romances cheios de violência e agressões mas que no fundo, lá no fuuundo, há sim um verdadeiro amor. Mas a história não se prende só a isso. Durante a narrativa conhecemos mais profundamente o misterioso professor de Rumba durante o desfecho de uma história cheia de suspense e ação.

O problema é que eu não posso contar muito. Já que é um livro curto, com pouco mais de 137 páginas, a história é bem breve e cheia de pontos críticos que não podem ser comentados. Ou seja, só lendo mesmo para entender do que eu estou falando! eheuheuehueh


Os diálogos do livro são bem informais, com bastante gírias e palavras típicas da região. O legal é que eu me integrei tanto na história que após a leitura eu ainda estava com o vocabulário dos personagens na ponta da língua! Já a capa, apesar de ser bem simples, eu gostei bastante. Adoro essas capas mais simplistas que utilizam-se de poucos recursos gráficos. Para mim, as vezes, fica muito melhor desta forma. Enfim, sinto que não consegui retratar a real essência do livro nesta resenha. Mas acredito que na verdade não há como fazer isso. Este é um livro para ser lido e ser sentido, simplesmente isso. Entende? :P

24 Comentários:

  1. Oi Vini,
    Eu adoro suspense, então de cara fiquei curiosa.
    Certeza que é um livro que viraria a noite até descobrir o final.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem um suspense, mas é tão bom quanto. Tanto até que eu também não parei de ler enquanto não terminasse.

      Excluir
  2. Esse livro me chamou atenção pelo título e pela capa, após ter lido a história fiquei ainda mais animada com ele. Talvez eu leia!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  3. Oi Vinicius,

    Não conhecia o livro ou o autor, mas como vocês disse, apesar de simples a capa é bem bonita. Torci o nariz pro professor que dava condição pra tantas alunas, mas o enredo parece ser interessante, pega no mistério. Gostei, boa dica. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ueheuheuheh Torceu o nariz só pra isso, imagina o que faria quando descobrisse as outras coisas que ele faz!

      Excluir
  4. Vini!

    Legal ter um personagem de Recife! É uma cidade que ainda quero muito conhecer! O bom de ser curto é que a gente lê rapidinho!

    Gostei do enredo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vini, tudo bem?

    Achei o título do livro bem inusitado. Rs
    Realmente o livro é bem curtinho, e o gênero também torna tudo mais difícil, qualquer coisa pode ser um ligeiro spoiler, né? hahahah
    Mas eu consegui compreender a essência do livro através da sua resenha, missão cumprida! ;)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obahhhhh, fiquei meio com um pé atrás, pois foi bem confuso escrever esta resenha.

      Excluir
  6. Oi, Vini!
    Não conhecia essa história, mas fiquei curiosa sobre esse professor de rumba.
    Livros curtos são terríveis por conta que, qualquer coisa, vira spoiler.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Adorei a historia curta mas com muito enredo..Não conhecia e gostei...
    Gostei muito do seu blog e conteúdo, vou deixar aqui uma dica/convite, é sobre uma plataforma de divulgação para bloggers no Brasil muito interessante, ela é espanhola e esta no Brasil apenas dois meses e já tem muitos blogs cadastrados.. ..Dá uma olhada vale muito a pena..Bjuss
    http://www.feedhi.com
    https://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Vinicius.
    Eu amei essa capa, linda. Quanto a história entendo que você não podia falar mais sobre ela, mas fiquei querendo saber mais hehe. É um livro que não conhecia, mas que eu leria sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a oportunidade de ler este livro, leia mesmo ueheueu

      Excluir
  9. Oi Vini,

    Adoro suspenses e quando se passam num lugar que você conhece bem é ainda melhor. Sou de Recife. HAHAHAAHHA
    Amei sua resenha e já quero esse livro.
    Vou add no Skoob.

    Beijos!
    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show, eu nunca cheguei a ler um livro que se passe na cidade onde eu moro, mas adoraria ter essa experiência.

      Excluir
  10. Achei o título o máximo rs. Bem legal que você sempre traz dicas de livros nacionais, que se passam aqui no Brasil. Estamos tão acostumados a ler livro de fora, é bom resgatar um pouco do que temos de bom por aqui né?

    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho essencial essa auto-valorização da cultura brasileira.

      Excluir
  11. Oi, Vinicius! Que enredo inusitado! Gosto de histórias cheias de suspense, então acredito que gostaria da leitura. Só acho estranho essa coisa de achar amor em meio a violência...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito estranho, ainda mais do modo que de fato ocorre na história.

      Excluir
  12. Nossa, que estória legal, super diferente do que estamos acostumados a ver. Me pareceu tema de novela das 11 da Globo, o que é um elogio, aliás, hehehe.

    Bjs, Vini!

    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo