quinta-feira, 28 de abril de 2016

Resenha: O Garoto ao Lado - Laritza Oliveira

Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".
Alice recém mudou-se para Palmas após a separação de seus pais. Morando sozinha e cursando o último ano do ensino médio, acompanhamos o desenrolar de um romance entre dois adolescentes tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes um do outro. Tudo isso acontece em mais ou menos 130 páginas, o que automaticamente transforma a história em algo curto e rápido, e ainda assim, bom.


Apesar de eu não ter os romances como meus gêneros literários preferidos, logo quando eu vi a capa deste livro eu já me interessei. A história de Alice e Nicolas desenvolveu-se muito rapidamente, o que por um lado é até um pouco anormal... Enfim, após as aulas começarem Alice notou um garoto estranho que sempre usava moletom e se mantinha isolado dos demais da turma. Esse garoto mexeu com seu psicológico, hora ou outra ela pegava-se olhando para ele, e o mais surpreendente de tudo é que quando isso acontecia, ele também estava olhando para ela. 

A relação dos dois, até por parte é um pouco forçada, pois eles recorrem a uma primeira apresentação através de um trabalho do colégio. Alguns pequenos altos e baixos fazem parte da trama, também. Típico de romances... Mas diferente dos outros livros, este tem uma história direta, sem muitas enrolações e suspenses. Você só quer saber o desenrolar da relação dos dois. Simples. Nada de grandioso. E incrivelmente isso por si só já foi o suficiente para mim pegar o livro e não guardar enquanto não terminasse a leitura.


O acabamento do livro é perfeito, a capa foi muito bem feita e ficou muito bonita, entretanto eu não a consideraria como sendo ideal para a história. Eu imaginaria algo mais sublimático, algo que tenha mais a ver com o casal do livro, que ao menos na minha imaginação, foi bem diferente do casal usado para ilustrar a capa. Mas nada de muito sério, a capa é linda, a história é cativante, a escrita é super boa... Então só resta comemorar e apreciar este belíssimo livro.

O legal é que como se trata de um livro pequeno, podemos o ler em apenas um dia. Eu o li em uma tarde que eu passei na minha vó, aproveitei o dia de chuva, deitei na cama e li. Não vi as horas passarem, simplesmente fui hipnotizado pelo som dos pingos espalhando-se pelo chão. A cada página que lemos, nos sentimos ainda mais envolvidos com a premissa, e é claro, cada vez mais querendo saber o final, apesar de sabermos que, com toda certeza, iremos ficar querendo mais após a conclusão. Aliás, o final me surpreendeu, não arrebatadoramente, ou até mesmo perdidamente, mas me senti surpreendido. A história em si poderia ter acontecimentos mais marcantes ao redor dela, mas este não foi o foco, o foco mesmo foi o de um relacionamento bonitinho de um casal típico do ensino médio, e o livro cumpriu isso com muitos méritos. Então se você está querendo encontrar um Best Seller super complexo com cenas mágicas e personagens inesquecíveis, esqueça. Mas se você estiver procurando um livro bom para matar o tempo ou curar uma ressaca literária, esse é uma ótima indicação, pois é uma história simples e divertida.  

31 Comentários:

  1. Curto bastante este tipo de leitura rápida e sem pretensões as vezes, sabe? Principalmente quando termino de ler um livro muito denso, este é o tipo de leitura que cai como uma luva.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Vinicius;
    Se tem uma coisa que gosto nas obras nacionais é a facilidade que
    os autores possuem em desenvolver a estória, é raro encontrarmos livros
    enrolados, aqueles que cansam.
    Não conhecia o autor, mas pelo visto tem talento.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, adoro romances e acho que esse seria uma boa pedida, adoro livros simples e que cativam, mesmo quando lidos só para passar o tempo.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hey, como que segue seu blog??
    Adorei a resenha, Vinicius! Mas confesso que não conhecia não, e fiquei interessada pela historia do Nicolas e da Alice (que de pais das maravilhas nao tem nada hahaha)
    voce tambem gostou de cidade dos ossos <3
    que amor gente
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vini.
    Esse livro realmente tem uma capa convidativa.
    Falou em Alice no país das maravilhas meus olhos chegam a brilhar.
    Parece aquelas leituras fáceis, pra ler nos dias de chuva mesmo, aquela coisa leve. Apesar de carregado de clichês eu leria.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vinícius! Eu gosto bastante de romances, a história realmente parece ter uma trama bem leve e envolvente, apesar de ser curta e ter alguns clichês! O tipo de livro para relaxar e como passatempo mesmo! Eu leria ele com ctz, mas no momento estou em uma outra vibe! hahaha lendo livros do gênero suspense! Gostei da sua resenha :)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Vinicius.
    Eu amo romances hehe. Mas não sei se quero ler esse livro. Gostei bastante da capa, mas quanto a história não teve nada assim que me chamasse a atenção. Talvez por ser um livro curto eu o considere para ler depois de um livro mais denso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vinicius! A história parece mesmo ser bem simples... Apesar de amar romances, esse não me chamou tanto a atenção. Mas que bom que você gostou da leitura. Ler com barulhinho de chuva ao fundo é realmente uma delícia!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  9. Oi Vinicius,
    Eu amo livros nacionais e essa capa me chama a atenção.
    Adorei a resenha, ainda mais por ser romance <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Romance é um dos meus gêneros favoritos, então com certeza eu adorei essa história. Não conhecia o livro, mas já fiquei com vontade de ler, porque adoro histórias que envolvem colegial! Achei a capa bem bonita <3

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que resenha boa.Eu gostei muito da premissa da história.Amo romance e acho que o amor sempre nos ajuda a passar por algum momento complicado,né?

    :)

    beeijão
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho essa capa tão lindinha! N sabia q o livro era tão curto, e o fato de só focar no romance adolescente tbm me desanimou um pouquinho. Acho q estou no momento dos best sellers! Kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii Vinicius!!
    Resenha maravilhosa!! Já faz um tempo que quero ler esse livro, mas como todo leitor, o tempo é quase extinto para nós, ainda não tive a oportunidade de conhece-lo, adorei sua resenha ela reforço a vontade de ler o livro!!

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  14. Olá, Vinicius, tudo bem?

    Meu deus que capa e essa? Realmente e muito bonita *-* eu compraria o livro apenas pela capa, mas me agrada saber que a estoria tem seu toque especial, adoro ler romances simples de vez em quando, apenas uma estória que vem e fica e você nunca esquece, e momento maravilhoso hein? ler ouvindo barulhinho da chuva? nada melhor, adorei a premissa do livro, não sei se leria agora, mais gostei.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Confesso que, apesar da sua resenha, não me interessei muito pela obra. Gosto de livros mais densos, então romances adolescentes focados em relacionamentos acabam não me ganhando muito.
    De toda forma, ótimo texto.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  16. Já eu adoro ler romances. Os que costumo ler têm uma pegada um pouco diferente desse, mas acho uma boa pra uma leitura mais leve e rápida né? E a capa realmente é um arraso.

    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Eu adoro romances, então é óbvio que sua resenha me deixou bem curiosa para ler o livro. Estórias mais leves são sempre boas e rápidas de se ler...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha, bem estrutura, parabéns.

    Da uma passada no meu blog, tá rolando um mega sorteio ;)

    http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/05/sorteio-5-kits-de-livros-5-chances-de_1.html

    ResponderExcluir
  19. Oi Vini!

    Bom, se tem uma coisa que eu amo é livro com um bom e rápido desenrolar. Nessa rotina corrida que temos, se formos privilegiados com um livro bom e simples de ler é uma ótima coisa haha

    Eu amo romances, desses bem simples mesmo, acho que nos faz querer ter um no mesmo estilo em nossas vidas e tem coisa mais gostosa que isso? Aquilo de se sentir envolvido com a escrita e com a história.. ai ai eu amo!

    Grande beijo!

    Sonhos na Bolsa

    ResponderExcluir
  20. Bom, existem os dois lados, né? O ruim por ser tão rápido que as vezes fica dificil de acreditar no amor do casal, e o bom por não ter enrolação. Pelo visto o que predomina é o lado bom, e isso me fez ficar curiosa com a história, adoro um romance leve pra passar o tempo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não me importo com a quantidade das paginas d eum livro, desde que fique bem explicado. Nunca ouvi galar do livro e me bateu muita curiosidade pela leitura :D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Vinicius.
    Apesar de ter gostado da sua resenha, eu não me senti atraído pelo livro.
    Pelo fato do livro ser bem curto e simples, eu daria uma chance, pois gosto de leituras assim.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Ooi! Gostei da premissa do livro e por ser tão curtinho acho que acabei ficando interessada... Sempre tenho alguns problemas com romances nacionais, sempre preferindo outros generos.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi, Vinícius!
    Estou fugindo de romances assim. Acho que você já percebeu que adoro romances, mas este me pareceu muito previsível e bobo. Não é bem o que busco atualmente.
    Mas fico feliz que tenha gostado. Parece ser uma leitura despretensiosa mesmo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo