segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O Queijo: Uma Comédia Sórdida - Resenha

Sinopse: Quatro mulheres ante uma mesa de chá. E uma obsessão de uma delas: o queijo. A busca pelo laticínio dá, ao texto, quase um caráter policial: que segredos elas esconderiam e até que ponto sustentá-los? Aquilo ali é o retrato de suas vidas ou também é teatro? Mas o que estas mulheres representam? A falência do casamento como instituição? O acondicionamento da mulher a um mundo paternalista e machista? A percepção que a liberdade só é possível na intimidade?Sem o mínimo pudor aparente, Julliano Mendes transforma um simples chá semanal numa ação poética do mais doce apodrecimento humano.

Ao pesquisar o significado da palavra "Sórdida" no dicionário obtemos a seguinte descrição: Imundo; Que causa nojo ou repugnância; Mesquinho, quem gosta de dinheiro; Que não tem valores éticos ou morais. E assim como é intitulado o livro, uma comédia sórdida, é exatamente isso que temos. Não me decepcionei nem um pouquinho com as 84 páginas da mais pura loucura em uma bela escrita lírica.Tudo começa com um aparentemente simples e requintado encontro para o chá. Lá estão três senhoras. Uma jovem. E o Queijo. Além disso, há um mistério que ainda não sabemos qual, mas sabemos, sem sombra de dúvida, que há, sim, um mistério envolvendo este amigável e duvidoso encontro para o chá. 



Neste encontro para o chá conhecemos Elizabeth, Barbra e Sarah. Três senhoras amarguradas ao passar da vida. Entregues à cobiça pelo dinheiro e ao luxo. Casadas por interesse e por fim, infelizes. Há também Gabriela, uma jovem que quer acima de tudo a verdade e não o drama das suas colegas de chá. Tudo é muito confuso inicialmente. As conversas das quatro mulheres da mesa, são dotadas de sarcasmo, drama, xingamentos, metáforas e filosofias ainda mais toscas, porém com um discutível tom de verdade. 

O livro é escrito como um roteiro de uma peça teatral, tendo assim, apenas diálogos. Mas não pense que por isso a história é mais fácil de ser lida, muito pelo contrário. As conversas cruzam-se entre si, os diálogos misturam-se com as muitas conversas paralelas gerando a confusão em nossa cabeça, exigindo, assim, mais atenção de nossa parte para a compreensão da, apesar de pequena, densa história. Confesso que demorei um pouco para pegar o jeito, pois eu nunca havia lido algo do gênero, mas com o decorrer do virar de páginas a compreensão tornou-se mais fácil e rápida. 


O acabamento do livro é muito bom, as folhas são amareladas e a capa é muito bonita. A diagramação do livro é ótima, o tamanho das letras são agradáveis aos nossos olhos fazendo com que a leitura transcorra de modo mais ágil e cômodo. Agradeço ao Julliano Mendes por ter topado a parceria com o blog e me desculpo pela demora em postar a resenha... Mas enfim, sucesso à você e à sua carreira, tanto em escrito quanto em ator.

(Essa postagem já havia sido publicada a muito tempo atrás, mas ao realizar uma pequena edição o editor do blogger a considerou como sendo uma nova postagem, e a publicou novamente.)

36 Comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Lendo a sinopse não me interessei muito, mas gostei da resenha. Parece ser um livro interessante, ainda não tinha lido sobre ele.
    Amei as fotos <3


    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Vinicius, tudo bom?
    Já tentei ler livros escritos em formato de peça teatral, mas não deu muito certo. Eu empacava muito e no final acabava abandonando :/ então pra mim acho que seria impossível ler Queijo, mas quem sabe né?
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro livro do gênero que eu li. Apesar da escrita, a curiosidade em terminar o livro ganha e conseguimos o ler.

      Excluir
  3. Oi Vinicius;
    Adorei a resenha e adoro ler gêneros novos, ultimamente eu tenho me aventurado bastante, então adoraria ler mais este livro.

    Beijos e ótimo ano ♥
    Seguindo aqui.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você o leia e goste! Conte-me aqui o que achou depois...

      Excluir
  4. O livro parece ser bom, vou tentar encontrar por aqui. Muito legal sua resenha!! Até mais! :)
    gislei.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro, vou tentar saber melhor sobre ele. Sua resenha ficou ótima!
    http://o-bserva-dora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vinicius!
    Não conhecia o livro, mas não curto essas narrativas muito diferentes. Não me interessou :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Vinicius!
    Não conhecia o livro, mas parece ser um livro interessante, apesar de parecer muito confuso.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  8. Oi, oi!

    Vamos começar falando primeiro da capa? Vamos sim! Adorei essa capa. Apesar de simples, é muito linda. <3

    Que bom que tu curtiu o livro. Mais legal ainda é que ele é fininho, então, dá pra ler rapidinho, tomar muito do nosso tempo.

    Já coloquei na minha wishlist. :D

    Abç!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a capa é linda. O melhor é o detalhe do código de barras atrás... Eu não tirei foto para deixar o suspense ueheuheueh

      Excluir
  9. Nossa, que diferente. Fiquei curiosa para compreender melhor a história. Parece bem profunda.

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Pude ler o livro. É incrível como o autor conduz com mestria os diálogos que atravessam a trama e vão nos revelando os mistérios em torno das personagens. Sua técnica nesta construção permite ao leitor avançar de acordo com o jogo proposto por Mendes, em que, entre sarcasmos e anunciada sordidez lança-nos a imaginar o espetáculo instantaneamente. Achei que a delícia da leitura deve-se muito justamente às falas cruzadas e que isso não dificulta ler mas nos desafia a entrar em um jogo muito bem elaborado e divertido, embora a dureza e cinismo das personagens insista em mostrar obscuridades da vida - ou de um universo feminino - talvez empurrado àquelas existências, o que sugere longevas reflexões. Ao texto deste "Decidindo-se" não escapa a ousadia do autor que cria ao largo de pudores tolos temas tão delicados de modo tão absurdo. Tenho notícia de uma incrível leitura de “O queijo” no Fórum das Letras, em Ouro Preto. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o requinte deste livro é claro. A sordidez proposto não nos escapa aos olhos, e nos proporciona uma ótima leitura.

      Excluir
  11. Ooi, tudo joia? Que leegal, nunca li nenhum livro com isso de roteiro teatral, quando li pensei que ia ser fácil, né, afinal só são diálogos. Maaass, depois você disse que as conversas cruzam entre-si e deve ser maior confusão, né? Ainda mais eu que estou acostumada com "Fulano disse" "Ciclano falou". Quero muito ler, é sempre bom a gente expandir nossos conhecimentos literários, certo? <3

    Beijão!
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início é meio confuso, mas ao longo da história vamos nos acostumando...

      Excluir
  12. Oi
    nem conhecia o livro, mais a sinopse não chamou minha atenção, a resenha até que foi interessante, mais não leria o livro a história pareceu um pouco confusa, pelo que li na resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vinicius!
    Acho que o único livro que li em formato de peça foi Sonhos de uma Noite de Verão e não curti muito o estilo. Ficava meio perdida.
    Se esse livro fosse em algum outro formato, provavelmente eu leria.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    O livro parece ser muito bom, gosto de livro que tem essa coisa de teatro. Amo assistir teatros e isso me faz pensar que estou em um.
    Boa sorte ao escritor.

    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ao ler o livro eu imaginei exatamente como se fosse uma peça de tetro, o que é bem interessante.

      Excluir
  15. Olá. Não conhecia, mas achei bem interessante a história. Beijos!

    Nevasca de Inverno

    ResponderExcluir
  16. Não sei dizer exatamente o porquê, mas me interessei bastante pelo livro pela sua resenha! Não sei se foi o mistério, a comédia diferenciada ou toda a parte lírica que você abordou. Haha!

    Otima resenha! Sucesso no blog <3

    arcoirisduplo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é uma mescla de muitas coisas boas, o resultado não poderia ser outro ueheuheue

      Excluir
  17. Oi! ^^
    Tudo bem?
    O enredo parece ser interessante e despertou meu interesse.
    Eu também nunca li um livro nesse estilo. Uma vez consegui uma cópia de Romeu e Julieta e quando vi que estava nesse formato deixei para ler depois. Está esperando até hoje. Talvez tentar com algo mais contemporâneo facilite minha adaptação ao estilo de roteiro de peça teatral.

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha me deixou muito curioso para saber como é, adorei a temática do livro, já anotei a dica aqui.
    Adorei o trabalho da capa, ficou muito boa mesmo.
    xoxo

    planeta94.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A forma de escrita é bem diferente, mas mesmo assim é bem instigante, mas enfim, obrigado!

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo