segunda-feira, 21 de março de 2016

Resenha: Odalisca - Yuri Belov

Livro: Odalisca - Yuri Belov
Sinopse: Roxane era a garota ideal: pertencente a uma rica família, era jovem, linda, meiga e culta. Tudo isso não passava de uma máscara. Seu lado obscuro a fazia procurar por amores proibidos, paixões violentas e rituais macabros. Seus amantes, em geral, eram encontrados na internet, onde ela se apresentava com o nick de Odalisca, pois era exímia dançarina do ventre. Sentia-se atraída por homens bem mais velhos que ela. É nessa teia que cai Siegfried, um engenheiro de cargo elevado que trabalha na empresa da família de Roxane. Ele se deixou envolver e sequer imaginou as desastrosas consequências disso.
Assim que eu vi a capa desse livro no feed de fotos da página inicial do Instagram, logo pensei: Eu preciso ler esse livro. Algo que estava além de mim, sabe, simplesmente bati os olhos e senti vontade de ler. Isso tudo só pela capa, mas quando eu vi a sinopse a vontade... Só aumentou. 

Fiquei super animado com a parceria, e eu tinha altas expectativas com a história, entretanto demorei mais do que eu gostaria para ler o livro. Me afundei em meio a tantas leituras e trabalhos de escola, além do meu estágio que comecei a fazer agora a pouco. Mas enfim, tive a oportunidade, e tempo, para le-lo. E confesso: Me frustrei um pouco com a leitura. Mas antes de você pensar inúmeras coisas achando que o livro é ruim, fique sabendo; Ele não é, muito pelo contrário. Grande parte do problemas foi comigo. Eu nutri muitas expectativas com a história, e acabei percebendo que era algo totalmente diferente do que eu imaginei, o que pode ter gerado essa frustração.

Livro: Odalisca - Yuri Belov

A história gira em torno de Roxane, uma jovem na base de 20 anos vinda de uma família muito rica. Em um primeiro momento ela é culta, inteligente, tímida e requintada. Assim como uma moça do meio social em que ela vive deve ser. O problema é o outro lado dela, o que ela esconde. Quase que como ela tivesse uma segunda personalidade, essa segunda é o oposto da primeira. Esse lado obscuro da Roxane é viciado em sexo, aventuras e coisas proibidas.

A Roxane é uma personagem que por mais que eu tente gostar, não da certo. Tudo que eu vejo é uma menina mimada e com problemas psicológicos. Ela relaciona-se apenas com pessoas de, no mínimo, 20 anos mais velhas que ela. A arte da conquista é como um jogo. Uma fera a procura de sua presa. Seus muitos relacionamentos levaram-na a envolver-se com a bruxaria, entretanto ela o faz apenas por diversão, pois nos dias seguintes dos rituais que ela pratica, por arrependimento, vai na igreja pedir perdão.


Partindo dessa premissa, a personalidade totalmente desequilibrada da protagonista,  acompanhamos o desenrolar do relacionamento dela com Siegfried, um executivo que trabalha na empresa do avô de Roxane. Aliás, ele também é um personagem o qual eu não engulo totalmente. Pois mesmo sabendo que ele seria apenas um "casinho" ele se deixou apaixonar-se por Roxane, e a partir dai viu sua vida, profissional e pessoal,  decair.

Além desse lado voltado aos relacionamentos de Roxane, o livro também foca bastante no meio executivo e empresarial, nos apresentando a rotina corrida de uma empresa e as muitas dificuldades, tanto para manter o emprego, como também para consegui-lo. O que apesar de ser bem interessante, acabou por deixar a história um tanto quanto cansativa. Outro tema mencionado é das desavenças familiares que cercam a família de Roxane, pessoas ricas e ambiciosas que querem ainda mais dinheiro do que já possuem.


Nas mais de 500 páginas que o livro possui, acho que muitas delas foram só enrolações. Eu realmente via muito potencial na obra, mas talvez em muitos pontos ela tenha focado no lado errado. Por exemplo, o foco principal poderia ser os rituais macabros mencionados, já que o subtítulo do livro nos leva a pensar que será isso, em vez do meio corporativo. Na verdade, o lado sombrio e macabro é bem pouco mencionado na história, apenas narrado brevemente sem muitos detalhes. Por isso tamanha decepção. Eu comecei a ler o livro achando que o foco seria esse, e acabou por ser outro.

E enquanto eu lia, não conseguia imaginar a qual final a história iria se encaminhar. E devo dizer, não foi algo muito surpreendente. Eu esperava algo com mais ação, ou uma trama mais melodramática, ou talvez, até mesmo uma mistura dos dois. A morte da protagonista chata e mimada seria uma boa, na minha opinião. Apesar disso, não foi inteiramente frustrante gostei do caminho que a história tomou, mas que poderia ser mais complexo, poderia. Mas apenas para ressaltar: Eu não estou desmerecendo a obra. Não. Longe disso. Apenas estou contando minha opinião. Na verdade o livro é bom. A escrita é agradável e a maneira de contar a história foi muito bem desenvolvida. Os acontecimentos são envolventes e tudo mais. É um livro que vale a pena ler, sim, com toda a certeza. Mas não tão fodastico assim quanto a sinopse leva a pensar.


E por fim, o acabamento é impecável. Cada começo de capitulo nos presenteia com uma nova arte em tons pretos, assim como essa acima. A diagramação foi muito bem formulada, com letras agradáveis e fontes do tamanha certo, apesar de que se fosse maior, seria ainda melhor! A revisão foi muito bem feita, foram quase zero os erros de português encontrados. A qualidade da capa é inegável, a arte criada para ilustra-la retrata muito bem o mistério e a sensualidade que a Roxane carrega, e assim como ela despertou meu interesse, aposto que encantou a muitos outros. 

49 Comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    A capa desse livro chama muito atenção mesmo.
    Saber que teve muitos detalhes da vida empresarial da personagem (não tenho paciência) me desanima, mas não há como negar que é um livro maravilhoso, só de olhar as fotos que você postou!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu passo. A história não me cativou.
    Boa semana pra você!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vinicius!
    A capa é realmente instigadora. Achei bem bonita.
    Muitos detalhes técnicos num livro, como esse da vida empresarial, me desanimam. Fora que você citou alguns outros pontos negativos que eu também fujo em leituras.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, porque se não fosse por isso, iria ser um ótimo livro!

      Excluir
  4. Oi Vinicius, tudo bem?
    A capa me chamou a atenção também, mas as expectativas acabaram assim que li a resenha, também achei que pelo sob titulo iria ser algo mais terror, mais emocionante de se ler, mas 500 páginas, com mundo empresarial, e uma protagonista nada agradável eu dispenso :/
    Mas quero parabenizar você pela resenha, super completa e bem feito, e claro, com sua opinião sincera, parabéns mesmo.
    Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vinicius! Tudo bem? Adorei a resenha e a capa do livro, mas infelizmente não leria "Odalisca". Tenho sérios problemas com livros muito extensos e esses pontos negativos que você citou iriam me incomodar horrores... Mas enfim, parabéns pela sinceridade na resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de coragem pra começar a ler um livro tão longo, mas depois que começamos, vai tranquilo...

      Excluir
  6. Antes de comentar a resenha, me deixa falar: amei a foto, adoro "A trilogia do Mago Negro" e amooooo Percy!

    Agora vamos a resenha, realmente a capa do livro é linda, chama atenção, o titulo então nem se fala, para quem tem a mente cheia de fantasia... mas nutrir expectativas as vezes leva a gente a esperar demais do livro é ruim quando isso ocorre e vive ocorrendo comigo! Bem, menos mal que o livro não foi de todo ruim, apesar do desgosto com a protagonista que bem pode agradar a alguns leitores ou até a muitos, quanto a mim pela sua resenha já sei que não faz meu tipo.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros <3

      Eu até que gostei do livro, apesar de a história ser meio fraca em relação ao que eu tinha imaginado.

      Excluir
  7. Oii Vinicius, tudo bom?
    Essa capa realmente engana! Quando a vi pela primeira vez imaginei que tratava-se de uma garota que se embrenhava em mundos macabros e etc e é realmente um tanto decepcionante ao ver que a história não vai tanto por esses caminhos '>< Não sei se teria coragem de lê-lo, porque além de ter páginas de mais, não gosto de livros c om muita enrolação :/
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, nunca inha ouvido falar do autor, tão pouco da obra e confesso que fiquei admirado pela lindeza do livro, puxa vida, muito livro. Amei a resenha, e eu também amei o "L" no topo da página. O visual novo tá muito bonito. o "L" tá muito bem colocado. E o que falar de Death Note né? Hahaha.

    ResponderExcluir
  9. Oii Vinicius..
    A capa da um destaque legal para o livro, mas lendo sobre a personagem me desanima totalmente da leitura. Não gosto de personagens indecisos, adorei sua resenha bem detalhada.

    Abraços.
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bom?
    Eu gostei do livro, me pareceu muuuito interessante, já quero ler *-* ♥♥♥
    Beijão! ♥

    http://leitora-mirim-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! Espero que você tenha a oportunidade de o ler e.e

      Excluir
  11. Olá, Vinicius.
    Eu achei a capa bem bonita e a sinopse interessante. Mas depois do que você falou, acho que não leria. Acabei de ler um livro que a protagonista não desceu e quando a protagonista não nos conquista, o resto da história até acaba se tornando ruim, mesmo que não seja.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até que não sofro tanto disso, são muitos protagonistas que eu desgosto uheueheuh Mas neste caso, atrapalhou sim.

      Excluir
  12. Oiii, não gostei muito da capa mas por ter o selo Talentos da Literatura Brasileira, eu arriscaria - antes de ler sua resenha. A sinopse é boa mas se o livro não é tão bom quanto, melhor nem tentar né...

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o livro é bom, o que aconteceu foi que eu me decepcionei...

      Excluir
  13. Oii
    essa capa é linda mesmo, eu lembro que vi a divulgação desse livro em algum lugar e ele chamou minha atenção, pena que não foi o que esperava, mas pelo menos curtiu a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    A capa é maravilhosa, a diagramação é linda e a premissa é chamativa. Porém, ao ler a resenha, vi que o desenvolvimento não foi bem o que eu imagina. Suas considerações me desanimaram um pouco mais.
    Ademais, achei o livro meio longo para o enredo que não aparenta ser muito complexo.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  15. A capa é linda mesmo! A culpa por se decepcionar com os livros geralmente é nossa né, a expectativa sempre sem controle hahaha esse livro não faz muito meu gênero, mas imagino que seja uma história ótima, e esse lado obscuro dela deve trazer muitas emoções ein

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Se eu morrer antes de você", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uehueheuheueh Isso mesmo, criei muitas expectativas e no final, me ferrei.

      Excluir
  16. Olá,
    A capa é bonita mesmo.
    Mas acho que assim como você não achei tudo isso.
    No momento eu não leria, mas não dispenso o livro.
    Bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  17. Ooi. Ao contrário de você eu achei a capa da obra bem feinha, estranha até. A premissa não é muito o que eu pegaria para ler, mas sendo um livro que você tenha ficado tão afim de ler é uma pena que não tenha te conquistado durante a leitura. Expectativa é bem ruim quando não são superadas. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Totalmente diferente de tudo o que eu já li, não sei se faz meu estilo. E achei a capa interessante, não bonita, nem feia... É discutível, HAHAHAHAHA
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Vinícius,

    Eu esperava bem mais desse livro quando li a sinopse. Pela sua resenha tenho certeza que esse livro não é para mim. Não gosto de protagonista assim, elas tem que serem fortes e determinada. A obra parece ser linda mesmo, adorei a diagramação, mas só.

    Beijos
    Cíntia

    www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tecnicamente, por uma lado ela é, por outro não... Confuso, né? uheueheuheu

      Excluir
  20. Não é bem uma historia que eu gosto de ler, mas tem muitas pessoas que gostam desse tipo, assim que li a sinopse já não gostei e sua resenha deixou claro isso. Ainda be que você foi sincero no seu ponto de vista, muita gente não faria isso e diria mil maravilhas do livro hahaha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Vinicius, tudo bem?

    Não conhecia o livro! Achei a capa bem legal, assim como o título do livro e a sinopse, mas aí eu li a resenha e me desinteressei um pouco. Ele é relativamente grande...acho que quando o autor se propõe a escrever um livro desse tamanho ele tem trabalho em dobro, pois precisa focar no ritmo para a história não ficar enfadonha e não colocar coisas que só servirão para encher as páginas, como parece o caso da história do meio empresarial e tal. Uma pena, pois pela sinopse o livro parecia ser bem misterioso e sombrio. Parabéns pela resenha e pela sinceridade!


    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  22. Oláaa Vinicius! Tudo bem? :)
    Achei capa do livro interessante, diferente, mas, não o suficiente pra me deixar doida pra ler. O enredo em si não faz muito o meu gênero. Suas considerações não foram lá muito animadoras, então esse eu passo. Gostei da sinceridade na resenha.
    Abraços,
    *Carolina*
    http://florescerliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    nossa não conhecia o lilvro e a capa engana bem, adorei a resenha. Me interessei pela leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    É tão ruim quando a gente começa a ler com uma certa expectativa e descobri que o livro não era que estava pensando.
    Eu não conhecia o livro, achei a capa muito bonita mas a sinopse não me atraiu, não sei se leria ele.
    Gostei muito de ler a sua opinião.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo