sábado, 23 de abril de 2016

Resenha: Os Três Encontros - Rúbia Dias

Virgínia fazia sempre as mesmas perguntas para o Universo. O único problema é que ela não se lembrava que havia feito as mesmas perguntas antes. Ela mal se lembrava de quem era, de onde vinha ou porque morava com uma jovem menina chamada Sofia. E, de qualquer forma, o Universo - com seu chapéu e sobretudo da cor do céu - nunca se dava ao trabalho de respondê-la. Virgínia se encontrava com o Universo, assim como também se encontrou com o Tempo e com o Destino em situações, no mínimo, enigmáticas, e cheias de aventuras e descobertas. Foram três encontros que mudaram a vida de Virgínia irremediavelmente. Aliás, mudaram também a vida da jovem menina chamada Sofia, que, ao contrário de Virgínia, nunca se esquecia das conversas que tinha. Virgínia precisa montar um grande quebra-cabeça, recolhendo informações incompletas em seus encontros com cada Entidade, decifrando os mistérios do Universo, lidando com a teimosia do Tempo e buscando no Destino as respostas que nunca chegam. Ah, mas quando elas, as respostas, chegam, nada será como era antes.
 Recebi esse livro incrível da autora Rúbia Dias, dona do blog Perplexidade e Silêncio, e fiquei muito feliz com a oportunidade de resenhar esta obra. Com exatas 99 páginas, este é um livro curtíssimo, que está mais para um conto do que para uma história propriamente dita. Mas ainda sim, mantendo toda qualidade que lhe é merecida. Sem dúvida nenhuma uma obra fenomenal, que me intrigou, confundiu e encantou. Tudo na mesma intensidade. 


Através das páginas brancas que compõem o livro conhecemos Virgínia, uma mulher confusa e intrigante. Ela não estava bem. Não sabia quem era nem o que fazia. Tudo que sabia era que tinha uma forte ligação com a menininha que a chamava de Tia Virgínia, a Sofia. Sofia estranhava o comportamento de Virgínia. Ela estava distante, desleixada, vivendo no automático. Faltava algo nela, alguma coisa estava errada.

Mal elas sabiam o que lhes aguardava, ou melhor, quem lhes aguardava. O Universo, O Tempo e O Destino. Três entidades que regem os acontecimentos do mundo, que controlam as coisas e deixam tudo em ordem. E o que estava acometendo Virgínia necessitava da interferência destes três seres para ser resolvido, para tudo, enfim, voltar ao seu devido lugar, novamente.


Eu acompanhei toda a história com um deslumbramento indescritível. Tive a mesma sensação de quando eu assisti o filme da Alice no País das Maravilhas, aqueles muitos acontecimentos são jogados em cima de nós, tudo de uma vez. Não conseguimos entender, mas ao mesmo tempo, adoramos, nos encantamos e pedimos mais. Além disso, tem toda aquela coisa de que TODO mundo sabe mais que você. E isso me provocou aquela raiva saudável, pois a personagem perguntava, e nunca era respondida. Ao mesmo tempo em que ela queria uma resposta, eu necessitava desta resposta. Foi dessa maneira que me envolvi com a história.

Pouco a pouco vamos conhecendo como funciona esse mundo maluco criado pela autora, ou melhor, vamos conhecendo apenas o necessário para poder entender os acontecimentos envolvendo a Virgínia, pois tudo é tão complexo, tão incrível... Tão lúdico. Os encontros de Virgínia com as três entidades, foi um tanto enigmático. Tudo ocorre de uma maneira rápida e direta, mas apesar disso a autora não nos livra de metáforas, muito pelo contrário, ela nos afoga propositalmente no meio delas. Afinal, o livro em sí, é uma metáfora.

Das entidades apresentadas, a que eu mais me encantei foi com a Destino. Uma velha meiga e obcecada por cruzadas de jornais, que cuida de uma estufa. Já o Universo, que dos três é o mais poderoso, também me intrigou bastante. É com ele que Virgínia tem o seu primeiro contato, em uma praia, que segundo ele seria o ponto zero do mundo. A origem de tudo. Já o Tempo, é severo, petulante e inteligente. Quer que tudo seja do seu jeito. Juntos os três são responsáveis por regir os dias do mundo, os acontecimentos. Eles são a essência de tudo e de todos. Eles sabem de tudo, e mais um pouco.


Fica até difícil escrever uma resenha deste livro. Eu penso que quanto mais curta a história, mais difícil é resenha-la. Pois qualquer palavra a mais ou a menos pode interferir com a surpresa que o livro poderá causar durante a leitura. Mas eu tenho que deixar claro: Se vocês tiverem a oportunidade de lerem este livro, LEIAM. Reservem 2 horas de seu dia para a leitura. Ela é super rápida, e super gostosa.

Além disso, o acabamento do livro é perfeito. A capa, a qual é a foto da própria autora, super condiz com a história. Os tons, as letras, as folhas voando... Enfim, tudo se enquadra, tudo se encaixa, tudo combina. Tudo, fascina. Isso que é o legal. É um daqueles livros em que você coloca o olho e já se interessa, primeiramente devido a capa, depois pela sinopse. Acaba lendo, e não se decepciona. Eu até achei que devido ao livro ter sido publicado de forma independente ele seria com uma qualidade menor. Mas não foi isso o que aconteceu. A capa é de ótima qualidade, as folhas são grossas e  a diagramação está perfeita. Super recomendo!

19 Comentários:

  1. Adorei a história, a capa e o enredo do livro. Parece ser envolvente mesmo, como falou na resenha.
    Bom final de semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não fiquei com muita vontade de ler o livro, ainda assim, curti a resenha!
    Abraço.
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vinicius! Achei bem interessante a premissa e fiquei curiosa para saber como a autora desenvolveu a história e o que as três entidades tinham a dizer para ela. Me lembrou um pouco a ideia de "Um conto de Natal", do Dickens, no qual o personagem encontra o espírito do Natal presente, do passado e o do futuro e aprende lições importantes com cada um.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi Vinicius!

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas que bom que vc gostou da obra! parece ser um mundo bem interessante! E a capa é realmente muito bonita!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Já vi esse livro em outros blogs e confesso que fiquei muito curiosa pela leitura dele. Queria poder ler, coloquei na lista para livros que vou compra, mas sabe se lá deus quando kkkkk porem, irei ler um dia. a resenha me agradou muito
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vinicius.
    Eu não tinha visto esse livro ainda. Mas achei interessante esse negocio do Destino, o Universo e o tempo serem personagens. Acho que nunca vi isso. E a capa eu achei muito bonita. É um livro que eu leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. O enredo parece ser de fato muito envolvente. A capa é linda! Parabéns a autora.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  8. De todas as resenhas que li ultimamente, essa foi a que mais medeu vontade de ler o livro. Confesso que fiquei confusa com a sinopse, mas confusa de um jeito que me deixou intrigada a ler a história toda. E ainda por cima é bem rápido, adorei!

    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro me pareceu bem intrigante, não vi outra forma de defini-lo depois dessa resenha curiosa que você fez. Parece que ela passa por altos e baixos, mas o que prevalece é a vitória, claro.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista com 2 livros para o vencedor. Participe!

    ResponderExcluir
  10. Oii Vinicius!
    A capa do livro é muito linda, despertou minha curiosidade, não conhecia o livro e sua história chama atenção, espero conseguir um tempo para por ler...

    Tenha uma ótima semana...
    Abraços!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  11. Olá, Vinícius.
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei da premissa da obra. É bem diferenciada.
    Acredito que darei uma chance no futuro!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Vinicius!
    Apesar de nunca ter visto "Os Três Encontros", gostei muito do enredo livro. Já li algo parecido e gostei muito.
    Ficou curioso para conhecer O Universo, O Tempo e O Destino. Esses três foram os que mais gostei no livro.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Nem conhecia o livro, mas pelo que falou parece ser uma bela história e fiquei curiosa a respeito das três entidades, a capa é bem bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii Vinicius, tudo bom?
    E para! Não precisa falar mais nada! Já estou apaixonada por essa história incrível e não tem como né? Como assim a Virginia tem um encontro com esses três seres? Quando li isso, esse livro automaticamente entrou na minha lista de leituras *------* É a primeira vez que vejo isso sendo abordado em um livro e não dá nem para descrever o quanto estou curiosa com a leitura!
    Resenha Atual
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  15. Vinícius do céu, você não imagina a felicidade que me deu ler sua resenha. É tão legal, porque passei aqui tantas vezes e em todas elas você recomendou livros que me chamaram a atenção, e agora o meu está aqui *-*
    Foi uma das melhores resenhas que já escreveram sobre meu livro e amei cada palavra e cada frase sua. Obrigada do fundo do meu coração pelo apoio e incentivo porque nós, escritores independentes, precisamos disso mais do que você imagina! rs
    Vou deixar aqui o link para aquisição do livro, caso alguém queira... se você achar válido atualizar no post, ficarei contente: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/p/encomende.html

    E de novo, obrigada pela leitura e pela resenha. E claro, voltarei aqui sempre para ler seus posts e recomendações.

    Abs,
    Rubia Dias (sim, a autora do livro)
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Vinicius, tudo bem?

    Nossa, que enredo interessante e original! E achei muito legal ser a própria autora na foto da capa! Achei sensacional esse encontro com o tempo, o universo e o destino!
    Obrigada por me apresentar essa obra que eu não conhecia, mas que fiquei cheia de curiosidade para conhecer.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  17. Genteeeeee
    Parece ser um livro super interessante, super diferente.
    Fiquei interessada!
    E quero conhecer o Destino. Parece fofa! Hehe.
    Eu gosto de livros que me intriguem e deixem curiosa. O bom é que como ele é curtinho, a gente consegue engolir ele de uma vez só, né?
    Anotado!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  18. Ooi! Adorei a capa e saber que é da própria autora, olha bateu um orgulho haha Achei a premissa do livro bem legal mas da a impressão de que é muita coisa para poucas paginas, sei lá. Enfim, parece ser um livro bem legal.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Vini,
    Se lembra Alice, deve ser bacana.
    Gosto de contos e o livro parece ser legal.
    Adorei a capa.

    tenha um ótimo final de semana. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo