segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Segredo das Runas - Resenha

Sinopse: 
Meu espírito ansiava por respostas veladas pelas imponentes muralhas do Valhalla..., Mas somente encontrei mortes justificadas por nomes sagrados. Se meu único caminho é apenas sangue a ser derramado... Então eu mesma farei este julgamento.
Mundos distantes podem ser reflexos de uma única realidade.
As areias escorrem na ampulheta do tempo para que a médica Sophie Campbell impeça sua irmã de se lançar numa arriscada empreitada militar e para que Arthenis alcance sua salvação na fatídica batalha do Ragnarok.

A médica Sophie Campbell encontra-se em uma situação familiar difícil. Sua irmã, Claire, é uma capitã da aeronáutica americana e após os terríveis ataques terroristas às torres gêmeas em 11 de setembro, os EUA estão prestes a declarar uma guerra sem sentido, segundo Sophie, que teme por sua irmã, que é quase certo que será chamada para participar da sangrenta batalha. 

Sophie é derivado de Sofia que tem como etimologia do grego antigo o significado de Sabedoria. E é isso que uma das nossas protagonistas precisa, de sabedoria. Conhecimento. Conselhos. Como livrar sua irmã de uma dolorosa experiência na guerra, podendo causar quase sua morte certa?

Em uma tentativa de salvar o que restou de sua família e convencer a cabeça dura de sua irmã à não ir para guerra, Sophie procura ajuda com seu tio. Um bom e velho velhinho que é dono de uma antiga livraria. Ao contrário do que Sophie espera, seu tio não lhe dá conselhos, ele lhe da um livro intitulado "A Escolha de Uma Valquíria". Um livro do qual ela nunca ouviu falar, apesar de ser um best seller de vendas. Confusa e sem entender nada, a frágil Sophie embarca de cara nesta história, e descobre que ela não é a única que passa por situações turbulentas. 


O diferencial desta obra é que ela não é apenas um livro e sim dois livros, com duas histórias diferentes mescladas. Acompanhamos simultaneamente duas mulheres, uma médica e uma valquíria, lutarem pelos seus sentimentos. É nesta história paralela que conhecemos Arthenis, uma valquíria, que, assim como Sophie, enfrenta um grande dilema; Seguir o destino dos deuses nórdicos ou lutar pelos seus sentimentos?

A integração de uma história na outra foi uma experiência muito interessante. Pois assim percebíamos os sentimentos de Sophie com o decorrer da história de Arthenis, que com muitas batalhas, discussões e aventuras, ela procurou enfrentar o Ragnarok, a guerra onde daria fim ao mundo dos deuses, da maneira que ela achasse melhor, mantendo seus princípios e opiniões. Não há muito o que contar em relação ao mundo criado pelo autor. Creio que a melhor forma de preservar a qualidade da obra é mantendo seu mistério. Afinal, quais serão os acontecimentos finais: Sophie irá conseguir convencer sua irmã a não ir à guerra? Arthenis sobreviverá ao preludio dos deuses, o temido Ragnarok? O desenrolar do início ao fim é extremamente envolvente e surpreendente.

O desenvolvimento da mitologia nórdica no livro é impecável. Os elementos da crença foram muito bem explicados e detalhados, contando com um glossário ao final do livro detalhando todos os termos diferentes usados durante a escrita, o que é uma grande ajuda para muitos. Eu já havia tido um contado com a mitologia nórdica, por isso não tive muita dificuldade, ou estranhamento, para entender o mundo nórdico, que sem dúvida nenhuma, é bem mais complicado e complexo que a mitologia grega, mas ainda assim, interessante. 

46 Comentários:

  1. Oi, Vinicius!
    Nossa! Achei essa de dois livros em um bem bacana. Fora que envolve mitologia nórdica e ultimamente ando dando uma estudada nesse assunto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Vinicius!
    Não conheço muito do catálogo da Chiado. Na realidade os livros dele nem me chama muito atenção. Adoro mitologia, mas ando tão saturado que no momento não seria uma aposta de leitura para mim.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas acho que o catalogo da chiado possui muitos livros que valem a pena dar um conferida... Mas enfim, obrigado pela visita \o/

      Excluir
  3. Olá, Vinícius! Como vai?

    Rapaz, não conhecia este livro, mas achei a premissa muito interessante, o que me despertou a curiosidade para ler.
    Sua resenha está muito bem desenvolvida. Parabéns! :)

    Abraços!
    Danny
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro parece ser muito legal! Entrou na minha lista com certeza! Atualmente estou escrevendo um conto inspirado nas Valquírias e saber que este livro existe me deixou ainda mais inspirada para terminá-lo. Ótima dica!

    Abs
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iria lhe ajudar muito mesmo, pois a mitologia nórdica é muito bem desenvolvida, principalmente as Valquírias.

      Excluir
  5. Eu já comecei gostando da capa e a premissa é bacana também.
    Super curto mitologia nórdica!

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Vinicius, tudo bom?
    Acho que se encontrasse esse livro em uma livraria nunca o pegaria para ler, mas fiquei muita interessada na premissa ainda mais por contar também a a história de uma valquíria, pois ultimamente tenho estado muito interessada na cultura nórdica :D
    A resenha ficou ótima como sempre. Fiquei muito interessada em saber como essa história termina *-*
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura nórdica está em alta ultimamente, tomara que você tenha a oportunidade de ler \o/

      Excluir
  7. Olá, Vinicius.
    Eu não conhecia esse livro ainda mas me interessou. Eu gosto muito de histórias com mitologia e essa me pareceu ser bem legal. Gosto quando mesclam duas histórias em um livro, eu já li vários livros assim. Se der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha lida nada desse livro, e simplesmente adorei *--*
    Dica anotada!
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Meu DEUS como eu não conhecia esse livro? amei sua resenha e já vou atrás dele !

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vinícius!
    O livro parece bem rico em conhecimento e para quem gosta de mitologia como eu, iria me fartar com a leitura.
    É tão bom ver a criatividade onde foram escritos 2 livros dentro de um só e misturar fantasia com 'realidade' é muito bom.

    Obrigada pela visita feita ao blog, volte quando quiser...

    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma mistura que deu super certo, criando uma leitura muito prazerosa.

      Excluir
  11. Olá Vinicius :)
    Adoro mitologia e a nórdica então é uma das minhas favoritas, confesso que desconhecia o livro, mas achei bem interessante seu enredo e o fato de ser de autor nacional :D

    Beijão,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de achar a mitologia nórdica legal, ainda assim eu prefiro a grega.

      Excluir
  12. Depois de A maldição do Tigre, me encantei com mitologia e cenários fantásticos. O a resenha do livro me atraiu muito e me deixou bem confusa. Mas você falou que o autor ajuda a entender e que até tem glossário, melhor né?! Gostei da política/história envolvida no enredo. Quero muito ler!!!

    Beijos!

    arcoirisduplo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu nem conhecia o livro, mais legal que é como se fosse dois livros em um com histórias diferentes, deve ter sido realmente uma boa leitura e legal que curtiu a história chamou minha atenção.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom. Gosto quando tem uma história dentro de outra história. ^^
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  15. Olá Vinicius;
    Não conhecia a obra, mas pela resenha parece bem interessante. Sem dizer que eu amo mitologia, seja ela qual for.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi...
    Achei a premissa desse livro muito bacana. Ela juntamente com sua resenha me fizeram desejar muito o livro :)
    Quero ler em breve ...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a obra, mas parece ser bastante interessante!! Vou procurar por esse livro aqui na minha cidade!
    ótima resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii, eu não conhecia esse livro mas achei bem curioso. Quando eu tiver a oportunidade, darei uma chance a ele.

    Beijos,
    Natália

    Do Prefácio ao Epílogo

    Participe do sorteio do blog!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Adoro mitologia nórdica, e já tive um contato com um livro sobre o assunto e adorei.
    Parece ser maravilhoso esse livro. Vou colocar na minha lista.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Vinicius,
    Não conhecia o livro, mas gostei do enredo.
    Envolve mitologia nórdica e as personagens femininas são fortes e fiquei curiosa para conhecê-las.

    Espero ler em breve.

    tenha uma ótima quinta. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Oi, Vinicius!
    Fiquei mais curiosa para conhecer o desenrolar da história da Sophie que a da Arthenis, mas achei interessante isso de duas histórias paralelas. É um livro que leria, gostei do enredo e conheço quase nada de mitologia nórdica, seria uma ótima oportunidade para saber mais a respeito.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ler esse livro eu já havi lido outro livro de mitologia nórdica, então eu já conhecia sobre o assunto. E o desenrolar da história da Sophie é bem intenso, assim como o da Arthenis.

      Excluir
  22. Fiquei interessado por esse livro.
    Gosto de ler coisas aleatórias sobre mitologia nórdica, apesar de nunca ter lido um livro sobre isso. Já até vi alguns na internet, mas enfim, esse me despertou uma certa curiosidade e tentarei comprar.
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie Vinicius!

    Fiquei curiosa com o desenrolar da história! A mitologia nórdica é tão pouco explorada que quando aparece um livro sobre eu já quero ler! *-*

    Parabéns pela resenha! Ficou com um ar de mistério!!

    Bjs


    EntreLinhas
    Fantásticas
    | VÁRIOS SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo