quarta-feira, 2 de março de 2016

Resenha: Num Átimo - Walfrido Nascimento

Sinopse: Uma história estarrecedora... de arrepiar. Os personagens principais têm suas origens na Idade Média e desenvolvem histórias separadas desde 1430. Gerações e gerações dos personagens vão se sucedendo em histórias bizarras, criminosas, telúricas, com e, às vezes, sem ética.
Os descendentes remotos desses incríveis personagens de 1430, por razões e caminhos os mais diversos, vão se encontrar, em 1944, numa pequena, remota e fictícia cidade de Minas Gerais. Aí começa o desenrolar da ação principal, que é o tema do livro.Num átimo, que quer dizer numa pequena fração de tempo, narra uma catástrofe criminal a partir de um instante em que um tiro é ecoado, e a única coisa que se pode imaginar é uma mão estirada e uma bala saindo do cano da arma.Qual é a história contida nesse átimo? Quem está atirando? Quem é ou são as vítimas?
O intricado mistério desse infinitesimal espaço de tempo é contado neste livro. São situações de intrigas, traições, brigas pelo poder, por dinheiro e muitas mortes que permeiam a vida dos personagens.Prepare-se para o suspense...
Logo de cara não demonstramos muito interesse nesta obra. Foi assim comigo ao ver a capa dele pela primeira vez, ainda mais na versão digital. Mas ainda assim a sinopse foi o suficiente para me deixar curioso. Ela é uma daquelas que não descrevem exatamente sobre o a história, e sim, escrita de uma forma metaforizada que nos dá uma ampla noção do que a história quer transmitir. O interessante é que ao começar a ler o livro, não temos a mínima idéia do que está por vir. Aliás, o livro todo é assim.   


A história tem seu inicio ainda na idade média, apresentando diferentes personalidades na primeira parte do livro. Cada capitulo é um novo personagem. Nestes capítulos conhecemos determinado personagem e alguns acontecimentos de sua vida. Sua história segue a ser contada até chegarmos em uns de seus descendente, que por algum motivo especifico vem parar aqui no Brasil.

Esta primeira parte é um pouco cansativa, mas após a página setenta ou oitenta as coisas começam a ficar interessante. Neste ponto todos personagens vão se encontrando e tecendo seus futuros, uns se tornando mais próximos, outros criando inimizades uns com os outros. No geral, tudo funciona como uma novela. Acompanhamos o decorrer da história, tudo no mais supremo tom de suspense.


Fica difícil descrever os acontecimentos da história sem revelar os pontos chaves dela. O legal é ir descobrindo pela primeira vez durante o virar de páginas do livro. A leitura é muito rápida e extasiante, eu li muito rápido pois estava extremamente curioso para saber como que acabaria o livro. A curiosidade é cruel, quando eu via, estava folheando o livro, tentando criar teorias para conseguir explicar o grande suspense.

Outro ponto muito interessante é que o livro segue como um roteiro de filme. As cenas são bem descritas e narradas em terceira pessoa, o que isso por si só já seja um ponto positivo, na minha opinião.


Um diferencial é que os personagens são inteiramente humanos. Não há o herói, mocinho ou bandido. E sim, a mistura dos dois. Todos os personagens envolvidos pensam em seu próprio bem, fazendo as coisas que acham certas, mesmo que aos olhos dos outros não seja. E isso que é o legal! Não deixa aquele ar superficial que muitos personagens tem.

Mais legal ainda é que podemos conhecer a história de ambos os lados. Sabemos os porquês das decisões que são feitas. Confesso que achei que muitas coisas erradas que foram feitas aqui, como assassinatos e mentiras, foram viáveis e necessárias, pois os motivos foram tão bem expostos que fica até difícil em pensar em fazer outra coisa. E cada vez mais o cima de tensão vai aumentando entre os personagens envolvidos tornando um suspense crível e bem formulado. Recomendo a leitura para todos \o/

32 Comentários:

  1. Oii Vinicius, tudo bem?
    Realmente, a capa desse livro não é muito atrativa, mas acho que aí que entra aquela história de "Não julgue um livro pela capa", hahaha. Que bom que você não fez isso. Eu gosto desses livros com mistérios e suspenses que fazem a gente elaborar mil e uma teorias para tentar descobrir o que vai acontecer. Amei a resenha!
    Até logo, :)
    *Carolina*
    http://florescerliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vinicius!
    Que mistério, a sinopse não fala realmente muito sobre o livro. Mas o bom é assim, quando descobrimos em cada página virada.
    Adorei a sua resenha, ficou ótima.
    Parabéns.

    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi legal conhecer a história dessa forma, mas confesso que preferiria uma sinopse mais "pé no chão".

      Excluir
  3. Adoro mistérios e pelo que descreveu esse é um dos bons, entretanto a capa não é muito atrativa para mim e isso me desanima um pouco (não julgo pela capa, mas minha vontade de ler aumenta ou diminui com isso sabe). Muito boa sua resenha, aliás!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo uehueheuhe Um livro com uma capa nada chamativa as vezes desanima a leitura...

      Excluir
  4. Oi Vinicius!

    Eu tb não interessei muito vendo a capa do livro e lendo a sinopse não, mas se vc diz que depois empolga e a leitura fica rápida eu vou acreditar em vc! rsrsrsrs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vinicius!
    Realmente por essa capa e a sinopse eu não iria me interessar por esse livro. Porém, lendo sua resenha, despertou minha atenção.
    Achei legal não ter essa de mocinhos e vilões. Eu queria que houvessem mais livros assim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente melhor quando os personagens são mais realistas mesmo.

      Excluir
  6. Não gostei muuuuito da cap, confesso! Mas sua resenha me animou, me pareceu bem misterioso, e isso eu amo demais da conta!
    http://jeremiasoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    nossa não conhecia o livro, na verdade nunca nem tinha visto por ai.
    Não curti a capa, mas gostei da sinopse e resenha.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro e pela resenha me deu uma enorme vontade de ler.
    Abraços.
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro achei interessante beijos

    Lusitana*Blog

    ResponderExcluir
  10. Nao conhecia o livro, mas me chamou muita atenção os seus comentários sobre. Gosto quando os personagens vivem nessa "área cinza" nem bonzinhos nem malvados, igual a realidade, normalmente são os personagens que eu mais gosto.
    Me pareceu aquele tipo de livro que você fica ansioso ate o ultimo momento para ver como vai se dar o encaixe de tudo.
    Com certeza vai para minha lista.
    xoxo

    Planeta94.blogspot.com

    P.S.: Que capa é essa senhoooor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu senti exatamente isso ao ler este livro. Tudo fez sentido ao terminar a história.

      Excluir
  11. Ooi. De fato, essa capa trai em nada o leitor. Mas mesmo no decorrer da sua resenha eu fiquei sem muito interesse em conhecer essa obra. Com exceção do detalhe dos personagens sem humanos, psicologicamente, o restante me pareceu bem sem graça... por falta de uma palavra melhor.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Vinícius,
    Acho que não faz meu estilo de leitura não. Poderia até me arriscar, mas com tantos livros na lista com mais 'empolgação', vou deixar esse de lado, por enquanto.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vinicius! Tudo bem? Então, infelizmente não gostei muito da capa do livro nem da premissa dele. Mas enfim, para quem curte obras desse gênero, deverá amar "Num Átimo"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vinicius,
    Não achei a capa chamativa, mas como dizem " nunca julgue um livro pela capa" não irei fazer isso.
    A premissa parece ser muito boa.
    ótima resenha, parabéns.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro é um exemplo de que não devemos julgar um livro pela capa.

      Excluir
  15. Oi Vinícius,
    Pode parecer lugar comum e acho que é mesmo, mas o melhor pagamento ao autor são os comentários sobre sua obra.
    Ah, ia me esquecendo, eu sou o autor de "Num Átimo". A obra, quando lançada, deixa de pertencer ao autor para pertencer ao público. Assim, recebo com humildade os comentários positivos e os outros não tanto. Suas palavras e a dos seguidores do www.decidindose.com, deixou-me muito envaidecido e vou usar os comentários para melhorar ainda mais. Obrigado por sua resenha inteligente e sincera. Peço ao público, amante dos romances de ficção e mistério que me prestigiem. Preciso muito e agradeceria.
    Obrigado,
    Walfrido Nascimento

    ResponderExcluir
  16. Desculpe a ignorância por ter publicado como anônimo, mas não consegui encaixar-me em nenhum perfil oferecido. Sou Walfrido Nascimento, engenheiro e escritor, Num Átimo é meu terceiro livro. Obrigado a todos pelos comentários inteligentes e procedentes. Se o Vinícius quiser ensinar-me como escrever identificado, eu aceito.
    Walfrido Nascimento

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo