quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Resenha: Weiss, A mente é o Limite - Vinicius Louzada

Ao descobrir que era capaz de invadir e controlar os corpos de outras pessoas, Lucas jamais poderia imaginar o que o futuro lhe havia reservado. Foi somente quando Mark – um misterioso observador de origens e intenções desconhecidas – o encontrou, aprendeu que não era o único a possuir tal habilidade, e as engrenagens do destino começaram a se mover rapidamente como nunca antes. Lucas ingressa no sangrento universo dos switchers, e, à medida que desenvolve seus poderes, enfrenta perigosos inimigos e descobre verdades que mudarão para sempre a percepção do mundo à sua volta. Com uma escrita irreverente, viradas surpreendentes e cenas de ação alucinantes, Weiss conduz o leitor a uma fantástica viagem ao coração da utópica cidade-estado de Neo Atlantis, sob a ótica de personagens intrigantes e originais.
Antes de mais nada, eu preciso dizer o quanto eu estava com vontade de ler esse livro. Eu o descobri coincidentemente enquanto estava vendo algumas promoções no site da saraiva, e hora mais cedo, hora mais tarde, eis que vem o anuncio de Weiss, A Mente é o Limite na tela de meu notebook. Acessei a página do livro e super me interessei ao ler a sinopse, e como ele é um livro nacional, imediatamente resolvi contatar o autor solicitando uma parceria. Conversa, vai, conversa vem, e cá estou. Weiss é um livro intrigante. Olhando pela capa temos a primeira impressão de que é um livro mais futurístico, daqueles com uma alta pegada de ficção científica, do que de fato ele é. A premissa parte do principio de que existe um grupo de humanos capazes de trocar de corpo com quem e como bem quererem. Lucas é um deles, que descobriu o seu dom e pensa ser a única pessoa do mundo a te-lo, mas subitamente ele começa a perceber que está sendo vigiado. Até que seu vigia dá as caras e demonstra ser um aliado dizendo-lhe que ele não é a única pessoa com essa habilidade e convidando-o a juntar-se ao seu clã, o Moonlight Linx, e revelando também que a mãe de Lucas era, assim como ele, uma Switcher.


Lucas aceita participar do clã, sendo um Lince, assim como seus companheiros, e passa a saber mais da história dos Switcher's, como também suas habilidades. Não se sabe como e quando surgiu o primeiro Switcher, muito menos o porquê do surgimento, e como Mark (o lider do clã) explica, cada um se agarra a uma teoria, alguns optam pela religiosa, crendo que os switcher's surgiram para desempenhar uma vontade divina. Já outros, creem na ciência acreditando que tudo não passa de uma evolução genética dos humanos normais, ou como eles chamam, os regulares. Entretanto, as habilidades são claras: Invadir um corpo por um determinado tempo e depois voltar a seu corpo original, ou tomar posse por definitivo. Além disso quanto mais "roubos" (quando há a posse definitiva de um corpo) você pratica, mais forte fica. Adquirindo as habilidades do corpo roubado.


Durante um treinamento de Lucas ao ar livre, o clã é atacado por outro clã rival, ocorrendo ali, uma sangrenta batalha. Mark, Tony e Lucas são quase derrotados quando, por sorte, seus adversários anunciam que devem ir embora, após o recebimento de um telefonema. Dias depois, os Linces recebem um convite formal para uma disputa. Já que teoricamente os clãs Switcher's devem ser pacíficos uns com os outros, quando ocorre uma desavença entre eles, é de tradição realizar uma disputa formal entre os clãs, envolvendo lutas até a morte. Por causa de um golpe baixo do clã rival, os Linces ficam impossibilitados de recusar a proposta para a disputa, restando a eles, apenas treinar duro, enquanto houver tempo, para sairem vitoriosos. Só que, o que eles não desconfiavam é que tudo isso é apenas uma peça do quebra cabeças, o começo de algo muito maior.


Weiss, A Mente é o Limite pra mim foi um livro espetacular. Me prendeu do inicio ao fim. Lembro que eu fiquei lendo-o até altas horas da madrugada, o que me fez ficar arrependido de manhã, na hora de acordar. Mas fazer o que, né? Faz parte. De qualquer forma, este é um livro bem direto, a ação começa quase que imediatamente, sempre mantendo a narrativa em um ritmo acelerado. Entretanto, senti falta no desenvolvimento de certos detalhes, como o porque de Tony estar em um corpo de mulher (!) e quem era o homem que treinou Lucas no orfanato e por que ele era tão importante, seria ele um Switcher também? Entre outras pontas que ficaram soltas. Mas acredito que tudo tenha ficado pendente para uma possível sequência do livro, e aliás, o resto da história compensa tudo isso.


Não posso deixar de dizer, também, que a capa é muito bonita. Uma das melhores da minha estante. Gostei do tom de laranja utilizado e da estampa usada para ilustrar, dando um quê de moderno para o livro. A diagramação é simples, porém agradável. E pelo que me lembre, não percebi nenhum erro de português grave que tenha chamado minha atenção. Enfim, em suma este é um livro muito bom, com uma história rápida e envolvente, com cenas e personagens marcantes. Pelo que deu a entender com o final da história, ela irá ter uma continuação, a qual já estou louco para ler! ueheuh

19 Comentários:

  1. Oi, Vinicius.
    Puxa, esse parece um livro muito bom mesmo.
    É meio parecido com outros livros com o protagonista com algum tipo de habilidade e um clã de pessoas com essa mesma habilidade. Mas tem suas peculiaridades.
    Gostei de saber que o autor é brasileiro e criou uma história empolgante e bem escrita.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. A gente sempre fica arrependido de ficar lendo até de madrugada, jura que não vai mais fazer isso, mas na manhã seguinte lá está de novo, hahaha.
    Mas quando o livro é como esse, que vale a pena, por que não?
    Achei a capa muito bonita também!
    E o enredo me interessou.
    Gosto muito de ficção e fantasia.
    E mais ainda de literatura nacional.
    <3

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de livros com esse "toque" fictício, haha!
    Sempre é bom ver como a sociedade seria se fosse daquela maneira!
    Adorei sua resenha <3

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    já vi este livro por ai, mas confesso que ele nunca me chamou atenção.
    Não sei se leria neste momento.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Sorteio Um ano Inesquecível

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vini.
    Esse negócio de ler até a madrugada é tenso né rs.
    A capa do livro é realmente maravilhosa, mas não curto muito ficção, ainda assim fiquei com uma certa curiosidade.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  6. Amei muito esse livro, a capa já chama toda a atenção, né? Vou ver na saraiva.

    Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  7. Oi Vini, tudo bem?

    Realmente a capa engana! Adorei a premissa e não duvido que seja instigante! Sei bem como é não conseguir largar um livro e se arrepender de manhã rsrsrsrs

    Adorei as fotos

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Vinícius!
    Tá aí um livro que muito me interessa.
    Além de amar ficção, saber que tem um quê de mistério e muita ação em todo o enredo, me atrai muito.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vinicius,
    Realmente parece ser um bom livro. Gostei da premissa, não sei se leria no momento. Mas é uma leitura que eu não descartaria.
    Adorei a resenha.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  10. Oie Vini =)

    Desse negócio de ficar lendo até de madrugada eu entendo rs... vivo fazendo isso e no outro dia durmo no ônibus indo para o trabalho.

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas pela premissa a história parece ser bem interessante. Ainda mais se é do tipo que não nos deixa dormir.


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Uau, que genial esse livro, humanos capazes de trocar de corpos? Quase uma transfusão de almas, algo bem louco hahaha gostei bastante da premissa e da sua resenha, algo original e inteligente, repleto de ação e teorias!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vini!
    Realmente essa capa é linda mesmo!
    E essa de humanos poderem trocar de corpos?! Isso é novo pra mim e já quero!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi
    nem conhecia esse livro, achei interessante a habilidade dos personagens de humanos trocar de corpos, nunca tinha lido nada assim, a história realmente parece ser envolvente e bem diferente.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vinicius, tudo bem?
    Uau! Só pela capa já me identifiquei, aí li a sinopse e a resenha e já estou adorando! Achei muito interessante todo esse mundo criado e essas habilidades que o autor colocou no papel. Já está na minha wishlist hahaha
    Adorei sua resenha, fiquei com MUITA vontade de ler.
    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    O livro realmente tem uma capa linda e uma premissa interessante. Mesmo não curtindo essas leituras com histórias futurísticas esse livro e chamou a atenção. AGora acho que os ponto que ficaram soltos (porque o homem está no corpo de uma mulher etla...) são importantes de serem revelados realmente. Tomara qu etenha um segundo livroo e que a resposta esteja nele, né.

    Um abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Vinicius!
    A história parece ter uma enredo bem interessante! Gosto de livros assim, vou anotar a dica pra ler depois! Adorei a resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage - twitter - instagram

    ResponderExcluir
  17. Cara, que resenha maravilhosa, e que livro, hein!? O achei incrível e, assim como você, também estou querendo o ler há algum tempo. Agora vejo que é a hora de eu embarcar nessa história e conhecer o trabalho do Vinny Louzada. Sua interpretação sobre o livro está mencionada de maneira ótima. Parabéns.

    Ah, parabéns também pelo blog; conteúdo, visual e organização, incríveis.

    Abraços!

    Léo Otaciano
    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii, Vinícius!
    Eu não conhecia esse livro, mas assim que terminar de escrever esse comentário, vou correndo procurar! hahah gente, que história incrível e envolvente! Justamente o que estou precisando...
    Beijosss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
  19. Olá Vinícius!

    Nossa, adorei sua resenha, eu estava procurando por pessoas que haviam lido o livro e me deparei com este texto, adorei1
    Conheci o livro por seguir o trabalho do autor em seu canal no YouTube e comprei na primeira oportunidade (bienal do livro 2016), e sim! tera uma continuação do livro, uma saga de 3 livros ao todo, e como tido pelo próprio autor, outra historia no mesmo universo de WEISS, porem com outros personagens! estou ancioso pea tudo isso!
    Muito sucesso para o blog e você!

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo