segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A 5ª Onda - Resenha


Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.


Assim que eu comecei a ler este livro já percebi que de longe ele era bem mais diferente dos demais livros de invasão alienígena que conhecemos. Talvez não o melhor, mas sim, o mais intrigante. Tudo começa quando uma misteriosa nave aparece como quem não quer nada e se coloca em um ponto estrategicamente pensado para que todos a vissem. E por 10 dias permanece lá, sem fazer nada. E mesmo sem fazer nada além disso, apenas a existência dos alienígenas tão perto da terra é o suficiente para provocar o pânico nas pessoas. Algumas reagiram dessa forma, com pânico e medo. Mas outra parte tentou seguir a vida normalmente, pensando que os alienígenas vieram para um bem maior ou até mesmo ignorando a proximidade da nave mãe. 


Mas o caos era visível. O silêncio, foi e continua sendo uma das piores armas que existem. Neste caso, com a ausência de informações sobre a nave mãe, muitas especulações foram criadas, os jornais não falavam em outra coisa. Aliás, ninguém mais falava em outra coisa. 

"Talvez o último ser humano da Terra não morra de fome, de abandono, ou virando refeição de animais selvagens. Talvez o último a morrer seja morto pelo último a viver."

Após o silêncio vieram os ataquem em forma de ondas, eliminando pouco a pouco os moradores do planeta terra, ou seja, nós humanos. A primeira onda foi um colapso que desativou todos os aparelhos tecnológicos da terra. Os carros já não funcionavam, os celulares perderam a utilidade e os aviões caíram. Cerca de 500 mil pessoas morreram, um número pequeno comparado aos 7 bilhões de pessoas existentes. 

"Como livrar a Terra dos seres humanos? Livre os seres humanos de seu senso de humanidade."

Outras ondas sucederam a primeira. A segunda foi uma enorme tsunami matando grande parte das pessoas que viviam nas beiras do mar. A terceira foi uma terrível peste transmitida pelos pássaros, onde só quem possuía uma rara imunidade sobrevivia. A quarta, e a pior, foi a implantação dos alienígenas em corpos humanos, provocando a desconfiança entre os sobreviventes. 


"- Como você prefere morrer? - Ela disparou. - Escondida debaixo da cama, ou numa montanha-russa? 

Boa pergunta."

Cassie, de Cassiopeia e não de Cassandra, sobreviveu a todas as ondas e agora luta para resgatar o seu irmãozinho que só deus sabe onde ele se encontra. Ela perdeu sua mãe na terceira onda, levada pela peste, e perdeu seu pai na quarta, fruto de uma grande armadilha, mas ela ainda lembrava-se de Tommy, seu irmão, entrando em um ônibus escolar no meio de todo caos rumo à uma base militar. E ela lutaria até seu último suspiro para cumprir a promessa de protege-lo.

"Não me movo. Espero atrás do meu tronco, aterrorizada. Nos últimos dez minutos, ele se tornou um amigo querido e penso em lhe dar um nome: Howard, meu tronco de estimação."

E claro que em meio a todo esse drama de fim do mundo não poderia faltar um romance. Aquele romance clichê presente em praticamente todas as séries. O que para mim, não me conquistou muito. Mas enfim, Cassie encontra o misterioso, carinhoso e atencioso Evan Walker, que a salva de uma tentativa de eliminação por parte de um silenciador, nome criado por Cassie referindo-se aos humanos possuídos pelos Outros, para eliminar o pouco que restou da humanidade. A recuperação de Cassie demora uns dias, o quais provoca a aproximação dos dois. E então ele ajuda Cassie a procurar seu irmão. 

"De alguma forma, o fato de ter sido resgatada por um sujeito extremamente bonito com um sorriso assimétrico e mãos grandes e fortes é uma das coisas mais desconcertantes que me aconteceu desde a chegada dos outros."

O drama desenrola-se, com os capítulos intercalando-se entre quatro personagens que passaram por momentos muito difíceis, abraçando a sobrevivência e passando a viver lado a lado com o medo, a perda e a incerteza. Tornando a história ainda mais complexa e envolvente. 

"Essa é a falha no plano do mestre Vosch: Se não matar todos nós de uma vez, não serão os fracos que vão sobreviver."

Esse livro é um daqueles que te agarra tão sutilmente que nem percebemos como e quando isso ocorreu. Confesso que até certa parte da história eu diria que o livro não tem nada de mais e que eu estava o lendo apenas para não abandona-lo, e em outras eu o lia vorazmente, mas ao fim, fiquei sem palavras. Agora, só quero a continuação. 

36 Comentários:

  1. Oi Vinicius!
    Só ouvi falar no livro por causa do filme, mas achei o enredo interessante. Gostei da resenha!
    Feliz Ano Novos, um 2016 cheio de coisas boas. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Já li muitos comentários positivos sobre filme/livro, parecem muito bons!
    Feliz ano novo!
    - Entretanto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro, é... Já o filme, só esperando o lançamento pra dizer mesmo ueheueh

      Excluir
  3. Olá!

    Gostei bastante da resenha. Esse livro vem me intrigando, mas não sei se vou ler porque acho que não é meu eestilo. Contudo, ao mesmo tempo sinto vontade de ler por ser muito curiosa e a história bem complexa. haha

    Boas festas e um próspero ano novo!

    Abraços

    arcoirisduplo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se você lesse, vai que tu goste e acrescente mais um estilo ao seus gostos?

      Abraços o/

      Excluir
  4. Tem o filme né? Parece ser bem interessante a história. Eu gosto de livros de ficção científica.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme ainda não tem, ela vai ser lançado anda ehueheuehe Parece que vai ser bom...

      Excluir
  5. Ooi, tudo joia? Gente, que blog mais incrível estou apaixonada por esse layout e por todo o conteúdo, parabéns!

    Quero muito ler esse livro antes de ver o filme, afinal nada se compara a um livro, né? hahahhaa São tantas pessoas falando bem que eu não aguento mais, aquela vontade de ser ryca e comprar... Vou ver se acho no APP que eu tenho aqui para ler!
    Amei os quotes que você separou, fiquei mais curiosa!

    beijos de luzzz
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado <3

      Pois então, o adjetivo rico não consta entre minhas características também! O jeito é ganhar na loteria mesmo hueeheuheh Enquanto isso eu vou ter que me contentar em ler o livros pelo Kobo...

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar que o livro é bom, mas nunca tinha ido atras de informações. Sua resenha está super completa, adorei o quotes, e fiquei com vontade de ler por ser relacionado a alienígenas, e saber se a personagem vai encontrar o irmão ou não. Beijos, e mais uma vez parabéns pela resenha.
    Lost Words

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Eu nunca li um livro sobre alienígenas e quando vi que viraria filme me interessei mais ainda por ele!
    Você me deixou com mais vontade ainda de ler, pois ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele fdjsfds. Eu realmente preciso comprar, pena que vai ficar mais cara com a chegada do filme!

    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez fique mais caro, ou talvez diminua... A maioria das vezes acontece de diminuir o preço.

      Enfim, torço para que você consiga o ler \o/

      Excluir
  8. Hahai! To louquinho pra ler o livro!

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gente estou doida por esse livro. E sua resenha ficou tão completa.
    Queria ler antes de assistir o filme, porque se não não irei ler. Tenho problemas depois que assisto o filme.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiri ler o livro antes para entender o filme melhor, mas enfim, obrigado pelo comentário o/

      Abraços.

      Excluir
  10. Oii Vinicius, tudo bom?
    Eu li a 5ª Onda assim que soube que iria virar filme. Não sou muito fã de distopias, mas não pude deixar de me sentir intrigada com esse livro, é realmente surpreendente várias coisas, porém não consegui sentir aquela ansiedade ou vontade de correr para ler o o próximo. Tanto que tenho Mar Infinito comigo, mas ainda nem toquei para ler :) Em suma, é um bom livro. O mais legal que posso ver nele é a forma como esses alienigenas "interagem" com os humanos.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou ler o próximo em breve, o primeiro livro deixou muitas pontas soltas, sabe? Preciso saber mais ueheuheuehe

      Excluir
    2. Eu vou ler o próximo em breve, o primeiro livro deixou muitas pontas soltas, sabe? Preciso saber mais ueheuheuehe

      Excluir
  11. Oi, Vinicius!
    Ainda não li esse livro, mas pretendo antes de estrear o filme.
    A história parece ser realmente diferente das aliens que estamos acostumados.
    Por que sempre tem de ter esse romancezinho clichê?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poiséh, mas esse romancezinho clichê, apesar de não colar comigo, conquista muitas pessoas...

      Excluir
  12. Olá, Vinicius!
    Esse livro me deixou intrigada! só li uma série relacionada a alienigenas e tal, depois dela larguei da ficção cientifica. Comprei os livros e até hoje não consegui terminar. Mas esse livro realmente me interessou, lá vai mais um pra engordar a wishlist!
    Sua resenha me convenceu, parabéns! o/
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    gostei da sua resenha, esse ser um livro legal e acho interessante tema de livros como esse, pena que o romance não te convenceu muito e ainda quero ler ele e também assistir o filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de o romance não ter me convencido, eu gostei do livro, espero gostar mais ainda do filme ueheuhe

      Excluir
  14. Amei o livro, parece ser otimo ~ Irei ler sim, pode ter certeza ~

    www.valentinices.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Vinicius. É a segunda fez somente nessa semana que eu vejo alguém falando do livro. O filme lança em Janeiro... Antes de saber que tinha o livro, eu queria muito ver o filme, agora quero os dois. A história ao meu ver é incrível, o livro é ótimo. Preciso ler o quão rápido. Beijos!

    Nevasca de Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, e torçamos para que o filme seja fiel ao livro, porque né! uheuehudhfu

      Excluir
  16. Tenho bastante vontade de ler esse livro e ainda não consegui. Me aceite, mas fiquei ainda mais curiosa depois que vi o trailer do filme. =O

    Feliz ano novo!!
    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. euuu quero muito que chegue janeiro pra eu ver o filmeee logo e ótima resenha bjss
    http://toledojade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. De fato, o filme está sendo comentado bastante, afinal, estamos todos ansiosos, certo?

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo