domingo, 26 de julho de 2015

A desvalorização da literatura nacional



A industria editorial no Brasil ainda esta em fase de desenvolvimento, sendo um mercado ainda muito fechado e seleto com seus contratos. Isso somado à fixação dos leitores brasileiros  por obras estrangeiras provoca uma desvalorização dos autores nacionais. E essa rejeição acaba prejudicando tantos os autores nacionais como  também  atrasa o desenvolvimento das editoras brasileiras.

As editoras que investem no autor brasileiro ainda são poucas e com muitas limitações. Muitos livros bons acabam sendo impressos em apenas uma única tiragem e depois acabam esquecidos. E esse mesmo livro poderia ser sem sombra de dúvidas um best-seller americano, mas acabou por ser esquecido devido a falta de oportunidade. 

Os autores nacionais são forçados a competir com a literatura estrangeira -que possui muito marketing e como sabemos: marketing é tudo-, e por isso nossos autores se sentem na obrigação de escrever no mesmo nível ou até em níveis superiores à literatura estrangeira para conseguir lugar em meio a tantos best-sellers americanos quem fazem sucesso não só mas também aqui

Já li diversos livros nacionais muito melhores do que o queridinho "A Culpa é das Estrelas", mas o livro estrangeiro que leva a fama maior. E que fama! Não basta fazer sucesso em seu país de origem, faz também em diversos outros, porque? E nossa literatura, não faz sucesso nem aqui, como é que vai conseguir fazer sucesso lá fora?

A falta de oportunidade dos autores brasileiros acaba desvalorizando nossos livros. Mas porque as editoras investiriam em algo que não é aceito nem por nós mesmos?

Devemos abandonar um pouco nosso interesse voraz pelas séries e sagas estrangeiras, e dar a oportunidade, nem que seja só uma única,  á nossa literatura. 

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo