terça-feira, 20 de setembro de 2016

Resenha: A lenda de Materyalis - Saymon Cesar

No princípio dos tempos, as sociedades de Hedoron acreditavam nos mandamentos dos servos de Materyalis, suposto deus criador do Universo e da vida. A lenda diz que a divindade se angustiou ao observar os atos corruptíveis das suas criaturas e atribuiu a si toda a culpa da imperfeição dos povos. Sua consciência atordoada separou sua essência em duas entidades, criadoras de ideologias extremistas que dividiram a crença das sociedades. Assim nasceu a materja, a guerra que visa a consolidação de uma verdade entre todas as raças. Avessa ao propósito da contenda milenar, surge uma sociedade secreta, que busca o único artefato capaz de desvendar o que realmente foi Materyalis e, assim, livrar os povos da dúvida que os condenou aos intermináveis confrontos. Mas, para chegar ao objetivo, é necessário usar a misteriosa aptidão de cinco indivíduos habitantes de Aliank, um reino dominado por contradições que podem apressar a ruína do mundo antes que a verdade sobre Materyalis seja revelada.
A Lenda de Materyalis foi um livro que me interessou logo de cara. Por ser um livro de fantasia e se tratar de uma guerra ideológica, assunto que esta bem em alta ultimamente, ele adquiriu minha atenção sem muito esforço. Entretanto o começo dele é um tanto complicado. O autor usou as primeiras 40 páginas (gira em torno disso) para nos posicionar corretamente no meio da história, ou seja, foi um começo com informações atrás de informações. O que na minha opinião, deixou a história bem carregada e com um ritmo lento e que pode ser um motivo que leve a leitores menos interessados a abandonarem a leitura, mas enfim, são meros detalhes, pois após essa saraivada de informações introdutórias, somos apresentados a uma história de escrita envolvente e de ritmo rápido. Entretanto, confesso que eu não absorvi de primeira o conteúdo pesado das primeiras páginas e durante a verdadeira história eu tive que reler para entender melhor o que se passava,  ressaltando que esta foi a minha experiência, e que, obviamente, pode ser diferente de uma pessoa pra outra... Mas apesar dos poréns, fui realmente surpreendido com a história, que demonstrou ser muito mais do que eu imaginei (ainda mais depois das temidas "primeiras páginas"). 


A história parte da premissa de que o universo a qual os personagens do livro vivem foi criando por um único ser superior conhecido como Materyalis, o Deus supremo. E por circunstancias do destino, tal ser supremo dividiu-se em dois. Tendo a essência de Materyalis divida em duas, uma do bem, e outra, do mal. Originando Materyon o benévolo e Marilis o perverso. 

Dado esses acontecimentos, com o passar dos anos surgiu duas novas ideologias com embasamento nestes dois seres, que são elas:

- Teryonismo: São os que acreditam em Materyon, o deus bom.

- Marilismo: São os que acreditam em Marilis, o deus mau.

Tais ideologias também carregam, além de palavras, a personalidade de seus fiéis, com eles espelhando-se na essência de seu deus central. Entretanto, há pessoas que não se adaptaram a nenhuma dessas ideologias e passaram a crer secretamente em uma outra ideologia, o Emylismo que crê  que os dois deuses devem se juntarem novamente para atingir a perfeição, o equilíbrio entre o bem e mau.


Enfim, a história é narrada em terceira pessoa através de relatos das visões mostradas através de um cristal mágico conhecido como Sinkrorbe e vistas por Harcos. Harcos é um profeta participante de uma seita secreta chamada de Venirismo, que visa interpretar e entender o verdadeiro significado das escrituras de Materyalis e para ele cumprir essa missão ele deve encontrar o Sinkra, um misterioso objeto que, segundo o que nos foi informado, é o único que pode mostrar a verdade. E para ele encontrar o Sinkra ele deve recrutar um grupo de pessoas especiais que provavelmente são as presentes nas visões mostradas através do Sinkrorbe.


O livro é dividido no relato de três visões, que nos apresentam cinco personagens que são: Liliel, Sarlakros, Morhariel, Hirlun e Dotter. Esses 5 personagens se unem em uma missão para averiguar o motivo de tantos assassinatos e ataques provavelmente causados por um Majurk (basicamente um humano que se transforma em um urso gigantesco) que vem acontecendo em um ponto remoto de Aliank (O reino).

Achei o desenrolar dessa história bem fraquinho, mas ainda assim bem intenso. Principalmente no final, que é aquela hora em que você finalmente descobre que está se apegando aos personagens e BUUUM, tudo desmorona, e teus sentimentos são totalmente destruídos. A grande jogada não é criar um primeiro livro que acabe com todas tuas dúvidas logo de cara, e sim, fazer uma introdução, até mesmo que pesada, te envolver na história e criar uma sequencia arrebatadora e ai sim, ter criado um livro espetacularmente incrível. Pelo menos foi essa a impressão que eu tive, pois eu me envolvi com a história e estou suprindo altas expectativas para o segundo livro, que creio eu será infinitamente melhor do que este (não que este tenha sido ruim, longe disso... Mas vocês me entenderam, né?).


Por isso, as minhas considerações finais, são que o livro apesar de um começo desanimador, ele compensa com a história, que são os relatos das profecias e apesar de que elas não sejam tão complexas e extraordinárias vistas sobre a perspectiva geral de um livro único, deixam um imenso clima de expectativa para a sua sequencia. 

9 Comentários:

  1. Oii!
    Uma coisa que sempre repito é que os livros publicados pelo selo "Talentos da literatura brasileira" são os melhores livros brasileiros que já tive contato. Parece que esse ai é mais um pra entrar na minha lista!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Oi!
    Esses lançamentos nacionais estão sempre arrasando! Não conhecia esse e fiquei mega curiosa com a história!ótima resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não conecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante apesar dos pontos negativos que você citou.
    Também gosto bastante desse selo da Novo Século. Já li excelentes livros nacionais publicados por ele.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não conhecia o livro mas agora me interessei um pouco por ele, a propósito, você escreve muito bem!

    Abraços!
    monstrodameianoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Vini =)

    Não conhecia o livro, mas confesso que me desanima um pouco quando eu vejo "Volume 1" =/

    Parece que agora é obrigatório escrever série rs...e as vezes é bem dificil um autor conseguir levar essa série adiante. No Brasil mesmo tem um monte de série nacional que só o primeiro livro foi publicado.

    Gostei da premissa da história, apesar do começo não ser aquilo tudo, pelo o que você comentou a história melhora depois.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    não conhecia o livro, mas amei a capa e premissa.
    40 páginas de ambientação achei bastante, mas deve ser um mundo bem completo hein.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  7. Oi Vini, estava com saudades de visitar seu blog e hoje passei por aqui.
    Eu fiquei animada quando li a sinopse deste livro, pois também adoro estórias de fantasia que envolvem aspectos políticos. Brandon Sanderson (Elantris, Mistborn) faz isso como ninguém e é minha referência quando se trata deste tipo de literatura.
    Acho que as dificuldades do enredo não são de-mérito do escritor, afinal, a trama é realmente densa e nova aos leitores. Imagino que ele tenha feito o melhor possível e fiquei interessada em ler este livro.

    Beijos,
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Uma pena que o desenrolar da história seja tão fraquinho, mas também gosto bastante de fantasia. Fiquei curiosa, mesmo a obra não sendo tudo isso.

    http://www.revelandosentimentos.com.br - Escolha o lançamento da editora Arqueiro que gostaria de ganhar e participe do sorteio

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo