quinta-feira, 20 de março de 2014

Dom Casmurro

“-A vida é uma ópera e uma grande ópera. O tenor e o barítono lutam pelo soprano, em presença do baixo e do comprimirás, quando não são o soprano e o contralto que lutam pelo tenor, em presença do mesmo baixo e do mesmo comprimirás. Há coros a numerosos, muitos bailados, e a orquestração é excelente...”
Dona Glória mãe de Bentinho, fez uma promessa de que quando seu filho completasse 15 anos de idade ele deveria se tornar padre e passar a dedicar-se somente a vida religiosa.

 Mas ainda na infância nasce uma grande amizade entre Bentinho (ou Dom Casmurro) e Capitu, mas essa amizade foi se tornando uma amor quase que proibido, Dom Casmurro apaixonado, pede ajuda a José Dias (um agregado de sua casa) para que lhe ajudasse a convencer dona Glória para que desistisse de sua promessa e não colocar Bentinho na vida religiosa.

Esse livro tem um grande mistério (no qual não vou contar hahahah) que faz com que os leitores fiquem atentos a cada detalhe encontrando a resposta, achei o livro bem confuso, o primeiro clássico que eu li, uma linguagem diferente com a que estou acostumado, tive que reler muitas paginas para encontrar uma luz no fim do túnel e entender o que contava, diversas vezes fiquei com vontade de descontinuar a leitura mas enfim terminei e aqui estou =)

Até hoje ninguém sabe se capitu foi culpada ou não, na minha opinião conclui que ela é inocente mas também tenho meu lado que acha que ela é culpada, é uma confusão e só que lê o livro entende (ou não)

Minissérie Capitu na rede Globo

A partir do livro foi feita uma minissérie chamada "Capitu" que pelo que dizem foi bem fiel ao livro (não sei, eu não assisti `-` ) então ficaram curiosos com esse mistério envolvente e sem solução?  então se possível leia "Dom Casmurro" essa brilhante obra de Machado de Assis (provavelmente você vai ter que ler nas aulas de Literatura hahaha) então se gostou deixe sua opinião nos comentários e/ou divulgue esse post, ok? 

 

Copyright @ 2022 Decidindo-se .

- Topo