O livro conta a história de Valerie, uma garota prometida á Henry Lazar, um próspero e rico membro da aldeia de Daggorhorn, mas que vive uma profunda paixão com Peter, paixão nascida ainda na infância.
A história mostra, ainda, o medo que convive dia-a-dia com Daggorhorn, o medo do lobo, um perigo que eles tentam evitar mês após mês, sacrificando os melhores animais do rebanho, esse era para ser o trato! mas o lobo não se contenta com isso! Depois de 20 anos o perigo retorna, e o medo aumenta... O lobo volta a atormentar a
O vilarejo convive com o medo por toda sua existência, e com o fim do "trato" com o lobo, o medo juntamente com a angustia domina os cidadãos de Daggorhorn, e em meio a tudo isso eles decidem botar um "basta" nisso ou seja matar o lobo e acabar de vez com o perigo. Então eles chamam ajuda (é de se questionar se isso é ajuda) "padre Salomão" o suposto ser divino que ira acabar com os dias de medo em Daggorhorn, trazendo paz á esse povo.
Padre Salomão conclui que o lobo é na verdade um dos aldeões, onde tudo indica que ninguém pode confiar em ninguém, sua conclusão deixa todos perplexos e aterrorizados, e com isso as suspeitas de Valerie só aumentam... e com a desconfiança predominando no pequeno vilarejo, muitas coisas acontecem, muitas pessoas morrem e muito suspense sobre quem é o lobo. (???)
Foi um livro que eu não leria por conta própria, eu li mesmo foi para complementar um trabalho de literatura, mas o livro foi bom e a leitura fluiu, a medida do possível, o que me decepcionou foi que o "grande final" a revelação do lobo, o capitulo mais esperado, não consta no livro (sim, acho que foi uma jogada de marketing para não estragar o final do filme) mas após o lançamento do filme o livro foi reimpresso com o capitulo extra e divulgado na internet, através do site da editora, nem li por que eu vi o filme, então não perdi nada não lendo esse capitulo "extra".